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Perguntas frequentes

Pergunta: Do que se trata o Notificações?

Resposta: O Notificações é, basicamente, um endereçador. Existem produtores de mensagens e interessados nestas mensagens. O que o Notificações faz, é criar um canal onde interessados possam se inscrever para receber mensagens de produtores específicos.

Pergunta: O produtor enviou a mensagem, estou inscrito, e não a recebo. O que está acontecendo?

Resposta: Quando você se registra para receber uma mensagem de um determinado produtor, você precisa especificar a forma que vai receber esta mensagem (Webhook, E-mail ou Telegram). O problema mais comum do não recebimento de mensagens, ocorre quando os interessados tem algum problema em seu webhook.

O sistema de Notificações garante a entrega da mensagem, mas não pode garantir o recebimento, uma vez que ao sair da fronteira do sistema, não há mais nenhuma forma de garantia, principalmente de questões computacionais e de infraestrutura. Vale ressaltar, que nos casos onde mensagens de erro são retornadas corretamente para o serviço de notificações pelo Webhook, são realizadas novas tentativas de entrega.

Pergunta: Como identificar que o problema está no meu webhook ou no Serviço de Notificações?

Resposta: A primeira atitude, é verificar se existe informações relevantes no log do Serviço de Notificações, na interface frontend. Ali, caso haja algum erro, você já terá informações para repassar ao responsável técnico do interessado.

Pergunta: Não tenho acesso ao Serviço de Notificações, nem mesmo ao log. O que fazer?

Resposta: Faça sua solicitação enviando um e-mail para integracaopdpj@cnj.jus.br, solicitando o acesso, informando CPF, nome, e-mail e tribunal de lotação. O Acesso será concedido e poderá acionar o Acesso aos logs.

Após isso, ao realizar login no Serviço de Notificações em ambiente de homologação ou em Serviço de Notificações em ambiente de produção, basta acionar o menu "hamburguer" no canto superior esquerdo a opção "Acesso aos logs".

Pergunta: Já olhei o log do Serviço de Notificações e a minha mensagem não aparece lá. O que fazer agora?

Resposta: Existe uma segunda aba que é a de "Notificações em processamento". Essas notificações ainda não foram processadas para envio aos interessados. E no momento oportuno serão encaminhadas. Acione o suporte do Serviço de Notificações, caso essa mensagem fique na aba de Pendentes por mais de 2 horas.

Pergunta: A mensagem não está nem na aba de "Notificações processadas", nem na aba de "Notificações em processamento". O que fazer?

Resposta: Verifique se os parâmetros de inscrição(subscrição) estão corretos. Parâmetros como "Tribunal", "Serviço" e "Evento" são essenciais para que a Notificação seja entregue ao interessado.

Pergunta: Os parâmetros de subscrição estão corretos e mesmo assim a mensagem não está nas listas de logs. O que fazer?

Resposta: Nesse caso é importante verificar se o produtor da mensagem - normalmente é referenciado pelo campo Serviço - está garantindo o envio correto da mensagem para ser processada. Entre em contato com o produtor e verifique se ele tem enfrentado problemas em enviar mensagens através do Serviço de Notificações.

Pergunta: No log de "Notificações processadas", minha mensagem consta com erro. O que fazer?

Resposta: Você pode verificar a mensagem de erro, entrar em contato com a equipe de suporte da aplicação webhook e tentar, pela própria interface, reenviar a mensagem com erro.

Veja como reenviar a notificação aqui

Pergunta: Qual a url do Webhook que eu utilizo na minha aplicação?

Resposta: Não cuidamos desta informação. O ideal é que você tenha o serviço de webhook disponível na sua infraestrutura pronto para receber requisições. Mais informações sobre webhook, podem ser consultadas aqui link para documentação. Caso necessite de um webhook para utilizar para validações, você poderá utilizar o serviço gratuito webhook.site

Pergunta: Após alterar uma subscrição no Telegram, eu preciso reativar o token no app Telegram?

Resposta: Não é necessário. O Token do telegram não é alterado com a alteração.

Pergunta: Minha subscrição desapareceu da lista "Minhas Subscrições". O que fazer?

Resposta: Verifica nas subscrições inativas. Na pesquisa selecione a opção "Exibir inativos" e acione "Aplicar filtros" para apresentar subscrições inativas.

Pergunta: Quando eu devo entrar em contato com o time de suporte do Serviço de Notificações?

Resposta: Como qualquer recurso tecnológico, nossa aplicação está sujeita a falhas. E sabendo da importância que nossa aplicação tem para o bom funcionamento dos processos na PDPJ-Br, orientamos que entrem em contato com o nosso suporte, caso verifiquem problema mesmo seguindo os passos a seguir:

  1. A subscrição está configurada corretamente;
  2. O meu webhook de destino está em pleno funcionamento e homologado para receber as mensagens enviadas a ele;
  3. O time de suporte da aplicação produtora da mensagem não identificou nenhum erro na escrita da mensagem através do serviço de mensageria proxy;
  4. Minhas mensagens estão paradas na fila de "Notificações em processamento" por mais de 120 minutos.

Pergunta: Quais informações posso passar para auxiliar no suporte?

Resposta: O máximo de informação que puder a respeito da mensagem enviada. Existe uma informação que nos ajudará a mapear todo o caminho da mensagem que é código UUID. Este código é obtido quando uma mensagem é enviada pela primeira vez ao serviço de Mensageria da PDPJ-Br e acompanha a mensagem por todo o caminho até a entrega ao interessado.