Módulo de Gabinete da PDPJ
O Módulo de Gabinete é uma aplicação web disponível na Plataforma Digital do Poder Judiciário, para utilização pelos magistrados e seus assessores, com o objetivo de melhorar a experiência desses usuários nas atividades cotidianas de gabinete
Adesão opcional pelos Tribunais
O sistema está concebido para operar como solução em nível nacional, apresentando funcionalidades baseadas nas filosofias de automação de escritório, workflow e dashboard interativo, com widgets funcionando como painéis de informação e de ação, independente do segmento da Justiça. O objetivo é que todos os gabinetes de tribunais, não importando a jurisdição, se valham do sistema para poder exercer controle das pendências, prazos e ações em andamento nos gabinetes de varas de tribunais de justiça.
O sistema é composto por oito grandes módulos/serviços, com funcionalidades específicas:
- Tela Inicial (dashboard e cartão de informações processuais);
- Módulo de informações processuais;
- Módulo de gestão processual;
- Módulo de redação de documentos;
- Módulo de busca (pesquisa de jurisprudência e pesquisa geral);
- Módulo agenda;
- Módulo administrativo;
- Módulo estatístico.
Cartão de Informações Processuais
O cartão de informações processuais unifica todas as informações relativas aos processos conclusos na vara do usuário, possibilitando a gestão desses processos. Neste cartão, as informações do módulo de “Informações processuais” são disponibilizadas por uma interface expressa por um widget que lista os processos no gabinete, indicando a quantidade de processos no acervo designado ao magistrado da vara, e esta informação destaca quantos desses processos:
Estão conclusos há mais de XXX dias (o magistrado poderá selecionar a quantidade de dias que pretenda visualizar);
- São urgentes;
- Possuem prioridades legais;
- Possuem peças pendentes de assinatura;
- Possuem réus com prisão preventiva;
- Possuem réus com prisão temporária;
- Estão conclusos no gabinete sem atribuição;
- Estão conclusos no gabinete com atribuição.
Agrupamento de Processos por Similaridade
Por meio de clustering, os dados dos processos são agrupados automaticamente. Esse clustering pode ser aplicado a bases de texto utilizando algoritmos de prospecção de texto (text mining), onde o algoritmo procura agrupar textos que falem sobre o mesmo assunto e separar textos de conteúdos diferentes.
Painel de Workflow do Processo no Gabinete
Painel de automação dos processos do gabinete, nos quais os documentos, informações e tarefas passam de servidor para servidor, seguindo uma determinada hierarquia e de acordo com um conjunto pré-estabelecido nas atribuições de serviços designadas pelo magistrado ou diretor da vara por meio do módulo de gestão de pessoas. Esse painel mostra, por meio de menu de informações, o estado, fase e ação do processo, com qual servidor se encontra e há quanto tempo.
Atribuição de Tarefas
Widget que liste os processos da vara, apontando o servidor responsável pelo processo, com possibilidade de nova atribuição de responsabilidade por meio de uma modal que liste a equipe da vara e permita a atribuição de mais de um responsável, se desejado.
Módulo de Redação de Documentos
Ferramenta para edição, visualização, assinatura e gestão das minutas dos documentos produzidos pela vara (despacho, decisão, solicitação, petição, etc.).
Editor de Textos
Editor de texto integrado, de código livre (Libreoffice) disponível para minutas, decisões, anotações e outras interfaces de inserção textual.