SCRIPT DE ATENDIMENTO N1 DO SAREF ADMIN
SCRIPT
Legendas de Cores
Erros na cor amarelo: Erros que aconteceram por algum erro de digitação ou inserção de dados do Apenado
Erros na cor Vermelho: Erro grave que exige a ida do apenado a uma unidade para regularizar sua situação
Erros na cor Verde: Erros relacionados ao sistema, como câmera e GPS não autorizados
Caso o usuário esteja enfrentando problemas de acesso ao sistema, validar:
1. O Acessso ao PDPJ
Todo processo de autenticação é baseado na PDPJ, por tanto é necessário que o usuário tenha acesso ao PDPJ para poder acessar o sistema.
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O Acesso a PDPJ é concedido através do sistema corporativo (www.cnj.jus.br/corporativo/index.php)
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Para acessar o sistema corporativo, é necessário ter login e senha no SSO
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Cada tribunal possui um administrador regional, é ele quem consegue logar no sistema corporativo e dar permissão de acesso para outras pessoas
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Apenas pessoas com email de domínio "jus.br" conseguem acessar os aplicativos da PDPJ
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Para verificar se o usuário existe no sistema, ao logar no sistema corporativo ir em "usuário > pesquisar"
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Dentro do sistema corporativo, na tela de configurações do usuário, verifique se o usuário não encontra-se bloqueado. Isso pode acontecer por seguidas tentativas de insucesso de login no sistema, caso esteja, realize o desbloqueio:
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Se ao tentar logar na plataforma PDPJ, o erro "Nome de usuário ou senha inválida" for exibido, deverá orientar o usuário a entrar em contato com o administrador regional do tribunal pois o usuário pode estar bloqueado no sistema.
2. Vínculo do Usuário ao SAREF
- Somente Servidores e Magistrados autenticados e autorizados no sistema corporativo podem fazer uso do SAREF
- É necessária a lotação do servidor ou magistrado nas varas de sua competência, além da devida autorização e cadastro de perfil no SEEU.
Observação: Esses acessos devem ser configurados e mantidos pelos administradores regionais do ambiente corporativo do CNJ.
Na PDPJ o usuário deve possuir autorização de uso do SAREF e ter seu perfil vinculado ao sistema
- Para Validar essa informação, dentro do sistema corporativo, na tela de configurações do usuário, verifique se o perfil está vinculado ao SAREF:
3. Se o usuário não está lotado em uma vara cadastrada no SAREF
Se o erro abaixo estiver sendo exibido para o usuário, isso significa que o usuário não esta lotado em uma VARA cadastrada no SAREF
Para acessar o SAREF, o usuário precisa estar lotado em uma vara que esteja cadastrada no SAREF.
Nesse caso, oriente o usuário a procurar o administrador regional do tribunal que ele pertence para regularizar seu acesso e lotá-lo em uma unidade correta.
Caso o usuário esteja logado no sistema mas estiver enfrentando problemas de acesso as funcionalidades e uma mensagem de perfil não autorizado estiver sendo exibida, conforme imagem abaixo, deve-se verificar se o perfil de usuário dele tem acesso a funcionalidade
![Erro Perfil Não Autorizado](../img/saref/perfil_nao_autorizado.png
O sistema possui 3 perfis de usuário, são eles:
- SUPERVISOR: Diretor de Secretaria ou Magistrado
- ADMINISTRADOR: Administrador Regional do Tribunal
- USUÁRIOS: Servidores ou Terceirizados das Varas**
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Usuário do tipo ADMINISTRADOR possui acesso a todas as funcionalidades/Menu do sistema
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Usuários do tipo SUPERVISOR e USUÁRIO não possuem acesso as funcionalidades abaixo:
- Configuração Tribunal
- Cadastro Unidade
Se essa mensagem for exibida isso significa que a unidade não está autorizada
Orientação: Deve-se primeiro autorizar a unidade no SEEU e após isso prosseguir com o cadastro
Os status são representados por um ícone com uma seta para cima ou para baixo, nas cores vermelho ou verde
Vermelho: O serviço está OFF (não está funcionando) Verde: O serviço está ON (esta funcionando corretamente)
Orientações: Caso os Status da Infraestrutura do TRIBUNAL estejam vermelhos, se for:
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SEEU
- A conexão com o SEEU pode estar fora
- As credencias (usuário e senha) podem estar incorretas
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S3
- As credencias (usuário e senha) podem estar incorretas
Caso os Status da Infraestrutura do CNJ estejam vermelhos, para Banco De Dados, Elasticsearch e SEEU, a Orientação é que procure o serviço de infraestrutura do CNJ
Para que o Apenado possa passar a utilizar o sistema do SAREF, antes é necessário que realize o cadastro dentro do SAREF Admin.
1: Para que seja possível realizar o cadastro, o apenado deverá possuir um processo ativo.
2: Se a mensagem "Semente já cadastrada para o processo" for exibida, isso significa que o apenado já realizou o cadastro do 1º Acesso.
3: Se a mensagem "Data de Apresentação inconsistente para o processo" for exibida ao buscar por um processo, isso siginifa o apenado não possui agenda de apresentação montada, ou tem apenas uma agenda antiga, só é possível cadastrar o apenado se ele possuir agenda com data futura de apresentação)
4: Se a mensagem "Erro ao executar o serviço de verificação da existência de semente. Possível erro no software de armazenamento do Tribunal" for exibida ao buscar por um processo, pode siginifar:
- Possível erro no software de armazenamento do Tribunal:
- Repositório não tem o bucket (pasta)
- Pasta pode estar criada mas ainda não possui permissão de escrita.
- Possível erro de conexão no ambiente de rede
Hoje, os únicos dados possíveis de alteração dentro do Saref-Admin são os dados da comarca e o e-mail do apenado.
Atualmente, essa alteração precisa ser feita primeiro no SEEU, para depois refletir no SAREF.
Após essa alteração ser feita no SEEU, ao entrar no menu "Alteração de Dados" uma indicação na cor verde será exibida, sinalizando que houve alteração de dados no SEEU, e após isso é possível atualizar esses dados na SAREF
Essa funcionalidade permite realizar a apresentação do apenado no cartório, utilizando o SAREF Admin, para casos em que ele não possua acesso à internet ou não tenha celular.
1: Se a mensagem "Data de Apresentação não autorizada pelo SAREF: tolerância de X dias definida pelo TJXX para apresentação" deve-se:
2: Verificar se o apenado possui data válida cadastrada no seeu. Data válida é igual data atual igual ou superar a data cadastrada
Caso o apenado não possua uma data válida a apresentação não será permitida
3 Para validar se o apenado possui data válida de apresentação, deve-se consultar no cockpit do Apenado (SAREF Admin > Menu Apenado > Sub-Menu cockpit o Apenado)
Se, ao realizar uma Homologação de presença, a mensagem "Informação de Localização Não Encontrada" for exibida, deve-se primeiro verificar se a apresentação não foi gerada pelo Sared-Admin.
Observação: Apresentações geradas pelo SAREF_Admin não possui GPS, e portanto, não possui localização
Orientação: Para verificar se a apresentação foi gerada pelo Saref-Admin ou pelo Celular, deve-se utilizar a ferramenta Kibana. Nela é possível auditar a apresentação