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FAQ - PREVJUD

Versão 01

O que é o PREVJUD?

O serviço Previdenciário (Prevjud) é uma solução nacional que visa agilizar a requisição de informações previdenciárias e o envio de ordens judiciais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pela internet. O Prevjud disponibiliza quatro microsserviços aos tribunais: Dossiê médico, Dossiê previdenciário, Processo Administrativo Previdenciário e Intimação judicial.

Como faço para acessar o sistema?

O acesso ao sistema se dá por meio do endereço https://previdenciario.pdpj.jus.br e pode ser realizado de diferentes formas: · Usuário e senha do CNJ Corporativo; · Certificado digital; · Conta gov.br.

Para acessar o sistema via certificado digital, é necessário que o software PJeOffice esteja instalado na máquina . E, pelo gov.br, é preciso que a conta do usuário tenha nível prata ou ouro.

Quais as configurações recomendadas para acesso ao sistema?

São requisitos mínimos para acesso ao sistema:

Sistema operacional: não há restrição de sistema operacional.

Navegador de internet: • Google Chrome; • Safari; • ou Firefox.

Posso ter mais de um perfil e alternar sem sair do sistema?

No Prevjud não posso ter mais de um perfil, mas posso ter recebido uma delegação de perfil, onde posso alterar para o perfil delegado sem sair do sistema clicando no ícone do usuário e selecionando perfil.

Quem devo contatar para mudar ou conceder permissões de acesso?

Você deve contatar o Administrador Regional do seu Tribunal.

Quais perfis (Magistrado, Servidor e Servidor Especial) enxergam cada módulo?

Magistrado, enxerga todos os módulos. Servidor Especial acessa todos os módulos porém não tem acesso a envio de Intimação Judicial e Penhora Judicial. Servidor não tem acesso aos módulos de Intimação e Penhora. Esses só possuem acesso se houver uma delegação de perfil.

Algum módulo exige permissão específica além do login?

Envio de Intimação Judicial e Penhora Judicial somente para perfil Magistrado

Como solicitar habilitação quando um módulo não aparece para meu perfil?

Você deve contatar o Administrador Regional do seu Tribunal.

É possível alternar de perfil sem sair do sistema?

Somente se houver delegação de perfil por parte de um magistrado para um servidor/ servidor especial.

Quais dados de entrada são necessários para abrir um Dossiê Médico?

CPF e número de processo. Número de processo deve estar vinculado ao usuário autenticado.

Quem tem permissão para visualizar documentos sigilosos do Dossiê Médico?

Magistrado, Servidor e Servior Especial com acesso ao Prevjud.

Existe registro de auditoria de acessos ao Dossiê Médico?

Solicitações de dossiês, CPF do usuario autenticado ficam armazenados por 3 meses.

O que fazer se o dossiê aparecer vazio ou com erro de consulta?

Nesse caso você deve realizar uma nova consulta, pois pode ter ocorrido alguma instabiidade na DATAPREV.

É possível compartilhar o dossiê com outro usuário do tribunal?

Pelo sistema não. Mas outro usuário do tribunal poderá refazer a consulta.

Quais campos-chave preciso informar para abrir o Dossiê Previdenciário?

CPF e nº de processo vinculado ao usuário autenticado.

Como atualizar um dossiê previdenciário já gerado para refletir dados mais recentes?

Você deve realizar uma nova consulta.

Posso baixar o Dossiê Previdenciário em PDF ou JSON para anexar aos autos?

Sim. É disponibilizado o JSON completo e os PDFS: Declaração de Benefícios, Carta de Concessão, Dados Cadastrais, Extrato CNIS , Histórico de Créditos e Quadro Resumo Previdenciário.

Quem está autorizado a acessar o PAP e em quais cenários de uso?

Magistrados, Servidores Especiais e Servidores das esferas federais, estaduais e trabalhistas.

Quais informações são necessárias para iniciar uma consulta/solicitação no PAP?

CPF e nº de processo vinculado ao usuário autenticado.

Como acompanhar o status de uma solicitação feita pelo PAP?

Através do acompanhamento de status.

O dowload dos documentos PAP estão disponíveis por quanto tempo? E depois que expira o tempo?

5 dias. Sim, será preciso refazer a solicitação.

O que posso fazer dentro do módulo Intimação Judicial?

Enviar intimação, visualizar intimação enviada, retificar uma intimação, fazer download de relatório de envio da intimação e documento de cumprimento após o cumprimento pelo INSS.

Como criar uma nova intimação e quais campos obrigatórios?

Campos obrigatórios: Sentença PDF, Nome do serviço, nº do processo, instância, ordem, CPF da Parte, Nome da Parte, Codigo IBGE do municipio da Parte.

Como consultar intimações já expedidas/pendentes?

Pelo nº de protocolo PDPJ.

É possível anexar documentos à intimação diretamente do módulo?

É possível anexar a sentença no momento do envio.

Como funciona o cálculo de prazos e a contagem processual?

O prazo começa a contar a partir do primeiro dia útil seguinte ao envio e os dias úteis de acordo com os dados a seguir:

80 anos ou doença grave - 5 dias (para as concessões e restabelecer) acordo - 10 dias - (para as concessões e restabelecer) Restabelecer – JUDRESBN, JUDRESBIAS 30 dias (5 dias – 80 anos ou doença grave, 10 dias cumprimento de acordo) ok

Conceder – TCDJTRF5, JUDAPESP, JUDAPR, JUDIMBIAP, JUDAPDI, JUDAPINV, JUDAPINVAC, JUDAPTCR, JUDATCBLE, JUDAPTCDI, JUDAPTCPR, JUDAUXAC, JUDAUXACQN, JUDAD, JUDADAC,JUDPMAREC, JUDPEH, JUDPMVSB, JUDPMVSTAL, JUDPM, JUDPMAC, JUDPMEXCOM, JUDPRSM, JUDRBPCDM, JUDSD, JUDBAI, JUDBAPD, JUDPMVDEPS - 30 dias

Revisar – JUDRBPPMR, JUDRREVIA - 40 dias

Cessar – JUDCEB - 30 dias

Averbar - JUDAVERS - 70 dias

Emitir CTC – JUDEXCTC - 40 dias

Fornecer Prontuário de Reabilitação Profissional ao Poder Judiciário – JUDRPPJ - 40 dias

Incluir Consignação – JUDINCCSG - 30 dias

Prestar subsídios – JUDSUB - 40 dias (resposta a pedido de informações)

Simular Tempo de Contribuição – JUDSTC - 40 dias

Concluir Análise Administrativa de Benefício – JUDCANADMB 40 dias

Desfazer Desaposentação – JUDDESDESA 30 dias

Emitir Crédito – JUDEMCRED 30 dias (complemento positivo)

Emitir GPS – JUDEMGPS - 20 dias

Excluir Consignação – JUDEXCSG - 30 dias

Fornecer Processo Administrativo Previdenciário – JUDCPPROC - 40 dias

Fornecer Telas dos Sistemas Previdenciários – JUDSTSP - 40 dias

Inserir Majoração de 25% em Benefício – JUDIMAJOR - 30 dias

Inserir/Retirar Isenção de Imposto de Renda – JUDIIR - 30 dias

Realizar Justificação Administrativa – JUDREJA - 90 dias

Suspender Benefício – JUDSUSBE - 30 dias

Retificação de cumprimento errado concessão/restabelecimento/revisão – JUDRET - 5 dias

Quais eventos/retornos posso receber do INSS e como são notificados?

ORDEM CUMPRIDA OU RESPONDIDA COM JUSTIFICATIVA. Após o retorno do INSS é gerado um evento para o serviço de notificações.

Como cancelar ou retificar uma intimação enviada por engano?

Não é possível cancelar o envio de uma intimação via sistema. É possível retificar uma intimação judicial tanto via frontend (clicando no ícone disponível no grid) quanto via integração enviando serviço JUDRET.

Como criar uma nova intimação de penhora e quais campos obrigatórios?

Campos obrigatórios: arquivo de sentença, número de processo, instância, ordem, data inicio do prazo e data final do prazo, tipo do credor, cpf e nome caso for pessoa física ou cnpj e razão social caso for pessoa jurídica. Tipo de transferencia, dados bancários caso o tipo de transferência não seja judicial, CPF do penhorado, número do benefício do penhorado, tipo de desconto, valor da parcela e quantidade de parcelas caso o tipo de desconto for parcela ou % de deconto, valor total da consignação se incide no 13º caso for percentual.

Como acompanhar o status de uma penhora?

Consultando no sistema pelos dados do penhorado ou credor, nº de protocolo ou processo.

É possível reverter/cancelar uma penhora no próprio módulo?

É possivel solicitar o encerramento de uma penhora após o cumprimento pelo INSS.

Posso abrir múltiplos módulos em abas diferentes sem perder a sessão?

Sim.

O que fazer se um módulo não aparece para o meu perfil?

Você deve contatar o Administrador Regional do seu Tribunal.