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Notificações

OBSERVAÇÃO

Algumas ações dessa funcionalidade foram desabilitadas. A nova versão da Plataforma Socioeducativa prevê melhorias nestas ações e logo será disponibilizada em ambiente de Produção.

Esta funcionalidade tem o propósito de facilitar o acesso rápido aos processos que demandam atenção do usuário em relação aos prazos processuais. Por meio dela, é possível receber e visualizar notificações, ordená-las em ordem crescente e decrescente, fixar e desafixar, arquivar e desarquivar, visualizar notificações arquivadas, além de selecionar notificações como resolvidas e filtrá-las por assunto, prioridade e notificações resolvidas. Também é possível copiar o número do processo.

Perfis com acesso à funcionalidade: Administrador, Magistrado, Servidor, Supervisor e Técnico.

Estrutura de uma notificação

A notificação tem a função de alertar e fornecer dados precisos para a tomada de decisão ou ação por parte do usuário. Ela é composta pelas seguintes informações:

  • Data

Apresenta a data em que foi gerada a notificação.

  • Assunto

Pode ser: Medida Socioeducativa, Substituição da Medida de Internação-Sanção e Plano Individual de Atendimento - PIA.

  • Mensagem

A mensagem varia de acordo com o assunto, geração de documentos e necessidade, podendo ser:

  • Pendente de análise: Alerta o magistrado quanto quanto a geração das guias: de internação-provisória, provisória, definitiva, unificadora e de internação-sanção. E quando o PIA e/ou o Relatório de Acompanhamento do PIA forem incluídos no processo.

  • Aguardando envio da proposta do PIA – Indica que o PIA ainda não foi anexado aos autos do processo de execução.

  • Aguarda reavaliação da medida – Notifica sobre a necessidade de revisar a medida socioeducativa aplicada.

  • Aguarda avaliação – Informa sobre a necessidade de substituir a decisão interlocutória de internação-sanção.

  • Número do Processo

Identificação do processo judicial, com o padrão: NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.0000.

  • Prazo

O prazo é calculado e pode variar de acordo com o tipo de assunto e mensagem que compõem a notificação.

  • Prioridade

Exibida conforme o assunto, mensagem e prazo definido, podendo ser: Normal, Alta e Muito Alta.

Minhas Notificações

Nessa funcionalidade, o usuário tem acesso a todas as suas notificações.

Para acessá-la, siga as opções no menu: Mesa de trabalho >> Notificações >> Minhas Notificações.

O sistema apresentará a tela com a listagem de notificações, filtros e ações:

Imagem Minhas Notificações

Filtros:

  • Tribunal: Por padrão, o sistema exibirá o tribunal ao qual o usuário está vinculado. Apenas o perfil administrador do CNJ poderá pesquisar por outros tribunais.

  • Jurisdição: O sistema permitirá a seleção de outras jurisdições caso o usuário possua vínculo com mais de uma.

  • Vara: O sistema permitirá a seleção de outras varas caso o usuário possua vínculo com mais de uma.

  • Assunto: Por padrão, o sistema estará selecionado em "Todos", mas permitirá a seleção de um assunto por vez. Uma vez acionado o pesquisar, a listagem exibirá apenas as notificações relacionadas ao assunto escolhido.

  • Prioridade: or padrão, o sistema estará selecionado em "Todas", mas permitirá a seleção de uma prioridade por vez. Uma vez acionado o pesquisar, a listagem exibirá apenas as notificações relacionadas à prioridade selecionada no filtro.

  • Exibir notificações resolvidas: A opção estará desmarcada por padrão. Ao selecioná-la e acionar o pesquisar, a listagem exibirá todas as notificações marcadas como resolvidas.

O sistema exibirá uma mensagem se não encontrar resultados para o filtro ou combinação de filtros desejados.

Ações:

Ao acionar o botão Imagem do botão notificações arquivadas, o sistema irá direcionar para a listagem de notificações arquivadas.

Ao acionar a opção Imagem do botão arquivar, o sistema irá arquivar as notificações selecionadas e disponibilizá-las em Notificações Arquivadas.

Ao acionar o botão Imagem do botão notificações arquivadas, o sistema irá processar as informações inseridas nos campos de filtro ou de busca e apresentará os resultados que correspondam aos critérios especificados.

INFORMAÇÃO

Pelo menos uma notificação deve estar selecionada antes de acionar o botão "Arquivar", caso contrário, o sistema deve emitir a mensagem:

Imagem do botão notificações arquivadas

Ao acionar o botão Resolvida como “Sim”, Imagem do icone resolvida sim, o sistema irá sinalizar que a notificação já foi visualizada pelo usuário.

INFORMAÇÃO

Por padrão, em uma notificação, o sistema irá disponibilizar o botão Resolvida acionado como “Não”.

Imagem do icone resolvida não.

Ao acionar uma das opções de Ordenar, seja ”Crescente” Imagem do icone ordenar para crescente ou ”Decrescente” Imagem do icone ordenar para decescente, o sistema irá ordenar a listagem de notificações conforme o que foi selecionado em uma das colunas (Data, Assunto, Mensagem, Número do Processo, Prazo, Prioridade e ou Resolvida).

Ao acionar o botão Copiar Imagem do icone copiar, o sistema irá copiar o número do processo para área de transferência.

Ao acionar o ícone Fixar Imagem do icone fixar, em uma notificação, o sistema irá transferir a notificação para a listagem das notificações fixadas, posicionando-a no topo da lista, e disponibilizará o ícone Desafixar. Uma vez que a notificação for desafixada, o sistema retornará à listagem de notificações em sua ordem original.

INFORMAÇÕES

1 - O sistema permite a fixação de até cinco notificações. Caso o usuário tente fixar mais de cinco, o sistema emitirá a mensagem:

Imagem ação não permitida

2 - Ao selecionar um filtro, realizar as ações de ordenar ou mudar a paginação na listagem de notificações, o sistema não irá alterar a listagem das notificações fixadas.

3 - Para desfixar uma notificação da listagem no topo de Minhas Notificações, basta selecionar o icone Desafixar Imagem do icone desafixar.

Notificações arquivadas

Para acessar a funcionalidade, siga as opções no menu: Mesa de trabalho >> Notificações >> Notificações Arquivadas

O sistema apresentará a tela com a listagem de notificações arquivadas e as ações.

Imagem de notificações arquivadas

Ações:

Ao acionar o botão Imagem de notificações arquivadas, o sistema irá direcionar para a listagem de minhas notificações.

Ao acionar a botão Imagem de notificações arquivadas, o sistema irá restaurar as notificações selecionadas e transferi-las de volta para a seção "Minhas Notificações".

Ao acionar o botão Imagem do botão notificações arquivadas, o sistema irá processar as informações inseridas nos campos de filtro ou de busca e apresentará os resultados que correspondam aos critérios especificados.

INFORMAÇÃO

É necessário selecionar pelo menos uma notificação antes de acionar o botão "Desarquivar". Caso contrário, o sistema emitirá a mensagem:

Imagem do botão notificações arquivadas

Ao acionar o botão Resolvida como “Sim” Imagem do botão notificações arquivadas, o sistema irá sinalizar que a notificação já foi visualizada pelo usuário.

INFORMAÇÃO

Para desmarcar uma notificação como "Resolvida: Sim", basta acionar o botão e alterar a opção para "Não".

Imagem do botão notificações arquivadas.

Regras negociais

Quando a mesa de trabalho for acessada, serão listadas as notificações emitidas para o usuário autenticado no sistema, conforme os parâmetros:

AssuntoMensagemStartPrazoCores Prioridade
1. Guia de internação provisóriaPendente de análiseBotão “Emitir guia de internação provisória” na Tela do processo de apuração5 dias a contar da emissão do documentoCinza: deverá ser exibido no dia de registro de entrada da guia na base de dados; Amarelo: deverá ser exibido 3 dias úteis antecedendo o “Prazo”; Vermelha: quando a "Data atual" for maior, igual ou menor que 1 dia do "Prazo".
2. Guia provisóriaPendente de análiseBotão “Emitir guia de execução provisória” na Tela do processo de apuração5 dias a contar da emissão do documentoCinza: deverá ser exibido no dia de registro de entrada da guia na base de dados; Amarelo: deverá ser exibido 3 dias úteis antecedendo o “Prazo”; Vermelha: quando a "Data atual" for maior, igual ou menor que 1 dia do "Prazo".
3. Guia definitivaPendente de análiseBotão “Emitir guia de execução definitiva” na Tela do processo atual5 dias a contar da emissão do documentoCinza: deverá ser exibido no dia de registro de entrada da guia na base de dados; Amarelo: deverá ser exibido 3 dias úteis antecedendo o “Prazo”; Vermelha: quando a "Data atual" for maior, igual ou menor que 1 dia do "Prazo".
4. Guia de internação-sançãoPendente de análiseBotão “Emitir guia de internação-sanção” na Tela do processo de execução5 dias a contar da emissão do documentoCinza: deverá ser exibido no dia de registro de entrada da guia na base de dados; Amarelo: deverá ser exibido 3 dias úteis antecedendo o “Prazo”; Vermelha: quando a "Data atual" for maior, igual ou menor que 1 dia do "Prazo".
5. Guia unificadoraPendente de análiseBotão “Emitir guia unificadora” na Tela do processo de execução5 dias a contar da emissão do documentoCinza: deverá ser exibido no dia de registro de entrada da guia na base de dados; Amarelo: deverá ser exibido 3 dias úteis antecedendo o “Prazo”; Vermelha: quando a "Data atual" for maior, igual ou menor que 1 dia do "Prazo".
6. PIAPendente de análiseQuando no PJe, o documento do tipo “Plano Individual de Atendimento” for anexado no processo de execução5 dias a contar do anexo do respectivo documento no processo de execução.Cinza: até o 3º dia do anexo da proposta do PIA no PJe; Amarelo: do 3º ao 5º dia do anexo da proposta do PIA no PJe; Vermelha: a partir do 5º dia do anexo da proposta do PIA no PJe;
7. Relatório de acompanhamento do PIAPendente de análiseQuando no PJe, o documento do tipo “Relatório de acompanhamento do PIA” for anexado no processo de execução5 dias a contar do anexo do respectivo documento no processo de execuçãoCinza: até o 3º dia do anexo da proposta do PIA no PJe; Amarelo: do 3º ao 5º dia do anexo da proposta do PIA no PJe; Vermelha: a partir do 5º dia do anexo da proposta do PIA no PJe;